K-Pop vira mania e se espalha pela Europa e América do Sul
A música popular coreana, chamada de "K-pop", tem uma base de fãs aumentando entre adolescentes e adultos jovens, não só em toda a Ásia, mas também na Europa, América do Sul e América do Norte. Enquanto os países vizinhos rapidamente cairam nos encantos do K-pop através dos canais convencionais, a sua recente expansão na Europa e os americanos veio em parte por meio de mídias sociais como Twitter, Facebook e YouTube.
YTN informou dia 17 de fevereiro que as canções coreanas se tornaram mais populares em karaokes alemães, incluindo músicas do Kara, WonderGirls, 2PM e outros grupos de K-pop. O relatório incluiu imagens de alemães usando seus smart-phones para ler letras em inglês enquanto cantavam uma música do 2PM. De acordo com a YTN, muitos fãs estão extremamente entusiasmados com o K-pop, com alguns que vão longe para adquirir posters, fotos e produtos relacionados aos seus grupos favoritos.
A rede de televisão italiana, URI, transmitiu um programa com grupos ídolos coreanos, incluindo Super Junior, Girl's Generation, 2NE1 e SHINee. O programa incluiu vídeos de música dos próprios grupos, junto com as gravações de fãs italianos e entrevistas com jovens que acham o estilo dos grupos coreanos fascinante.
No México, a internet tem sido um meio importante para os fãs poderem seguir seus grupos favoritos do K-pop. Há pelo menos 20 grupos de fãs e milhares de fãs em todo o México. O primeiro drama coreano no México, foi transmitida em 2002, gerando interesse em dramas coreanos, filmes e música. De acordo com um relatório do Yonhap News em 20 de fevereiro, até as partes mais remotas do México, existe fãs do K-pop e grupos de fãs.
Na América do Sul, a Embaixada da República da Coreia no Chile, disse que existem 50 grupos de fãs dedicados apenas ao Super Junior e Girl's Generation, e que os grupos coreanos e o K-pop em geral encontraram uma grande fonte de popularidade no país.
A Argentina também possui uma considerável base de fãs de K-pop. No ano passado, um concurso especial de K-pop atraiu participantes de todo o continente.
Dramas coreanos e a música também têm feito avanços significativos graças à internet, criando telespectadores em toda a América do Sul. Sites de língua espanhola (asian-team) realizam traduções de dramas e música de toda a Ásia.
A popularidade do K-pop no exterior traz benefícios mais amplos do que simplesmente aumentar as vendas dos álbuns. A popularidade da expansão da música popular coreana e dramas gerou interesse na cultura coreana em geral.
A escola de idiomas do Chile, especificamente o coreano, informou que mesmo sem publicidade, suas aulas estão muito mais cheias.
Muitos dos alunos relataram que seus interesses na Coréia inicialmente foram provocados pelo K-pop, e isso os levaram a se inscreverem em aulas de língua coreana e criar planos de estudar na Coréia.
A música popular coreana, chamada de "K-pop", tem uma base de fãs aumentando entre adolescentes e adultos jovens, não só em toda a Ásia, mas também na Europa, América do Sul e América do Norte. Enquanto os países vizinhos rapidamente cairam nos encantos do K-pop através dos canais convencionais, a sua recente expansão na Europa e os americanos veio em parte por meio de mídias sociais como Twitter, Facebook e YouTube.
YTN informou dia 17 de fevereiro que as canções coreanas se tornaram mais populares em karaokes alemães, incluindo músicas do Kara, WonderGirls, 2PM e outros grupos de K-pop. O relatório incluiu imagens de alemães usando seus smart-phones para ler letras em inglês enquanto cantavam uma música do 2PM. De acordo com a YTN, muitos fãs estão extremamente entusiasmados com o K-pop, com alguns que vão longe para adquirir posters, fotos e produtos relacionados aos seus grupos favoritos.
A rede de televisão italiana, URI, transmitiu um programa com grupos ídolos coreanos, incluindo Super Junior, Girl's Generation, 2NE1 e SHINee. O programa incluiu vídeos de música dos próprios grupos, junto com as gravações de fãs italianos e entrevistas com jovens que acham o estilo dos grupos coreanos fascinante.
No México, a internet tem sido um meio importante para os fãs poderem seguir seus grupos favoritos do K-pop. Há pelo menos 20 grupos de fãs e milhares de fãs em todo o México. O primeiro drama coreano no México, foi transmitida em 2002, gerando interesse em dramas coreanos, filmes e música. De acordo com um relatório do Yonhap News em 20 de fevereiro, até as partes mais remotas do México, existe fãs do K-pop e grupos de fãs.
Na América do Sul, a Embaixada da República da Coreia no Chile, disse que existem 50 grupos de fãs dedicados apenas ao Super Junior e Girl's Generation, e que os grupos coreanos e o K-pop em geral encontraram uma grande fonte de popularidade no país.
A Argentina também possui uma considerável base de fãs de K-pop. No ano passado, um concurso especial de K-pop atraiu participantes de todo o continente.
Dramas coreanos e a música também têm feito avanços significativos graças à internet, criando telespectadores em toda a América do Sul. Sites de língua espanhola (asian-team) realizam traduções de dramas e música de toda a Ásia.
A popularidade do K-pop no exterior traz benefícios mais amplos do que simplesmente aumentar as vendas dos álbuns. A popularidade da expansão da música popular coreana e dramas gerou interesse na cultura coreana em geral.
A escola de idiomas do Chile, especificamente o coreano, informou que mesmo sem publicidade, suas aulas estão muito mais cheias.
Muitos dos alunos relataram que seus interesses na Coréia inicialmente foram provocados pelo K-pop, e isso os levaram a se inscreverem em aulas de língua coreana e criar planos de estudar na Coréia.
Créditos: Oh Jun Kyung @ Korea.net - via iheart5uperjunior.com
Fonte: ”*°•.¸☆ xoxo_ @ SJ-World.net
Trad (Port.): Pennie @ Hatobrazil.com
Fonte: ”*°•.¸☆ xoxo_ @ SJ-World.net
Trad (Port.): Pennie @ Hatobrazil.com
Achei legal traduzir essa matéria, mesmo que o Braisl nem seja citado, porque mostra o que estamos vivenciando no Brasil nesse exato momento:
A expansão do kpop trazendo a Coréia e a Ásia com um pouco mais de evidencia do que o de costume.
Sem querer falar como a fã que acha que kpop é a melhor coisa do mundo, a musica asiática, como muitos gêneros, tem suas discriminações. Quando se fala em musica asiática povo logo já pensava naquelas musicas instrumentais que toca em filme de kungfu.
E é pouco se formos comparar com mercados mais pop, porém já é um enorme começo esse espaço que estão dando para o kpop fora da ásia. E quanto mais pop na America do Sul, seja Brasil, Chile, Argentina, qualquer lugar, melhor pra nós!