Super Junior, que com 13 membros é uma das maiores boybands do mundo, são nomes muito conhecidos em toda a Ásia
Onda coreana
Bandas como Kara e Super Junior tem se tornado nomes muito conhecidos em grande parte da Ásia. Eles pertencem à nova geração de artistas sul-coreanos que lançou o gênero musical de k-pop.
Juntamente com o sucesso de shows e filmes coreanos, eles são parte de um amplo movimento cultural que tem se tornado como uma onda coreana.
O número de pessoas que visitaram a coréia do sul especificamente para participar de eventos como lançamento de álbuns, concertos e cerimônia de prêmios dobrou para 34,000 em 2010.
Vale 2 'centavos'
O senhor Youn disse que o K-pop tem se mostrado como um estilo único, e está atraindo fans estrangeiros, é algo que está beneficiando tanto as pessoas que visitam a coréia do sul como as bandas da qual eles gostam da música.
Na verdade, de acordo com a indústria veterana de música Bernie Cho, as estrelas do k-pop fazem muito bem financeiramente quando eles vendem sua música para o exterior, e não apenas em casa. Sua companhia DFSB Kollective, promove e distribui uma variedade de música coreana.
"Se você comprar um single no iTunes nos EUA, você estará pagando em torno de 1 dólar", diz ele.
"Na coréia, o preço era originalmente 50 centavos, isso diminuiu para 12 centavos, então diminuiu para 6 centavos. E os artistas estão ganhando 35% disso - eles estão fazendo downloads por 2 centavos".
De acordo com o Senhor Cho, muitos do tops de k-pop estão vendendo cerca de 100,000 ou 150,000 álbuns seguidos logo após o seu lançamento. Isso é um número impressionante em qualquer grande mercado.
“A música é muito descontada na coréia, já que muitos dele estão procurando ir para o exterior, ou estão dependendo de sua popularidade para aumentar o seu rendimento de outros modos, como atuar ou na publicidade" ele disse.
Essa diversidade de funções está ajudando a divulgar seu aparecimento em outros países, assim como em outras áreas econômicas da coréia do sul. Muitos turistas que vão pela música também compram as roupas e as linhas de cosméticos que promovem as estrelas coreanas.
De acordo com a agência de investimento e comércio da coréia do sul, os lucros da exportação cultural como música pop e shows de TV tem aumentado cerca de 10% por ano. E em 2008 isso foi quase 2 bilhões.
fonte:SJ-World
tradução(inglês-português): kynari-mitsuhito@hatobr
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